Mesotelioma pelural em um cão da raça rottweiler

O mesotelioma é uma neoplasia difusa das membranas serosas da pleura, peritônio, pericárdio e túnica vaginal. É rara em todas as espécies animais. Os sinais clínicos apresentados são secundários ao acúmulo de efusão intracavitária característico deste tipo de tumor. Observam-se dispneia, aumento de...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Faraon, Andrea (author)
Outros Autores: Tourrucôo, Ana Claudia (author), Ferreira, Kelly Cristini Rocha da Silva (author), Oliveira, Luciana Oliveira de (author), Oliveira, Rosemari Teresinha de (author)
Formato: article other
Idioma:por
Publicado em: 2011
Assuntos:
Texto completo:http://hdl.handle.net/10183/29506
País:Brasil
Oai:oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29506
Descrição
Resumo:O mesotelioma é uma neoplasia difusa das membranas serosas da pleura, peritônio, pericárdio e túnica vaginal. É rara em todas as espécies animais. Os sinais clínicos apresentados são secundários ao acúmulo de efusão intracavitária característico deste tipo de tumor. Observam-se dispneia, aumento de volume abdominal, sinais de insuficiência cardíaca congestiva direita, entre outros. O diagnóstico definitivo é obtido através do exame histopatológico. Não existe tratamento efetivo. A cisplatina é a droga de escolha para a terapia paliativa. Neste trabalho é relatado um caso de mesotelioma pleural, diagnosticado na necropsia, em um cão macho da raça rottweiler. A doença apresentou-se rapidamente progressiva, havendo um curto intervalo desde o primeiro atendimento até o óbito do paciente. Clinicamente apresentava muita dispneia em função do acúmulo de efusão hemorrágica intrapleural, sendo a terapia adotada baseada nos sinais clínicos e exames complementares. É, sem dúvida, uma neoplasia com prognóstico bastante desfavorável.