EFEITO DO TEOR DE COBALTO NA SINTERIZAÇÃO DO COMPÓSITO CERÂMICO Al2O3 – Co

Compósitos cerâmicos a base de Al2O3 - Co apresentam propriedades específicas como baixa densidade, alta resistência à oxidação, alta dureza da fase cerâmica com a excelente tenacidade e boa trabalhabilidade da fase metálica, bem como, a boa biocompatibilidade de ambas as fases. O compósito alumina...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Assis, Raimison Bezerra de (author)
Other Authors: Souza, José Leonaldo de (author), Carlos, Elione Moura (author), Sousa, Renata Ferreira de (author), Oliveira, Tatiane Potiguara (author), Gomes, Uílame Umbelino (author), Motta, Fabiana Villela da (author), Costa, Franciné Alves da (author)
Format: article
Language:por
Published: 2015
Subjects:
Online Access:https://doi.org/10.15628/holos.2015.2239
Country:Brazil
Oai:oai:holos.ifrn.edu.br:article/2239
Description
Summary:Compósitos cerâmicos a base de Al2O3 - Co apresentam propriedades específicas como baixa densidade, alta resistência à oxidação, alta dureza da fase cerâmica com a excelente tenacidade e boa trabalhabilidade da fase metálica, bem como, a boa biocompatibilidade de ambas as fases. O compósito alumina – cobalto apresenta ser um material promissor para ser aplicado em biomateriais ou ferramenta de corte. Este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito do teor de cobalto na sinterização do compósito Al2O3 – Co. Os pós de partida de alumina e cobalto foram moídos e homogeneizados com teores de 5% e 20% cobalto, em seguida prensados no formato de corpos de prova circular com diâmetro de 5 mm a uma pressão uniaxial de 25 MPa e sinterizados a 1050°C durante 1h com taxa de aquecimento de 10°C/min em forno resistivo. As matérias-primas foram caracterizadas por difração de raios X (DRX), termogravimetria (TG/ DSC) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os corpos de prova sinterizados foram submetidos a ensaios tecnológicos (AA, PA, MEA) e microscopia eletrônica de varredura. Os resultados evidenciam o efeito significativo do teor de cobalto na sinterização do compósito cerâmico Al2O3–Co, apresentando valores satisfatórios para o compósito Al2O3 – 5% Co.