Desenvolvimento de salsicha com teor de sódio reduzido (sal light)

visando desenvolver um produto que atenda as necessidades do mercado, que colabore com a saúde da população e atenda as expectativas do mercado consumidor, elaboraram-se cinco formulações de salsicha com a substituição, parcial e total, do sal comum por sal light, com o intuito de obter um produto c...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Vogel, Camila Cristine (author)
Outros Autores: Pazuch, Catiussa Maiara (author), Sarmento, Cleonice (author), Back, Luani (author), Secco, Thairan Henrique (author)
Formato: article other
Idioma:por
Publicado em: 2011
Assuntos:
Texto completo:https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/1345
País:Brasil
Oai:oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/1345
Descrição
Resumo:visando desenvolver um produto que atenda as necessidades do mercado, que colabore com a saúde da população e atenda as expectativas do mercado consumidor, elaboraram-se cinco formulações de salsicha com a substituição, parcial e total, do sal comum por sal light, com o intuito de obter um produto com teor de sódio reduzido. Os produtos obtidos foram submetidos a análises microbiológicas e posteriormente a análise sensorial, a fim de verificar a aceitabilidade dos mesmos por parte dos provadores. Os resultados obtidos foram satisfatórios, indicando que a presença de sal light nas formulações de salsicha, nas concentrações estudadas, apresentou diferença significativa nos atributos sensoriais avaliados. O estudo indicou ainda que, o aumento de sal light acima de 50% provocou maior rejeição das formulações das salsichas.