Amiloidose e insuficiência renal crônica terminal associada à hanseníase

O envolvimento renal na hanseníase é diverso, incluindo glomerulonefrites, amiloidose e nefrite túbulo-intersticial. Um homem de 58 anos foi admitido com edema de membros inferiores e dispnéia. Na admissão, havia retenção de escórias nitrogenadas, anemia, hipercalemia e acidose metabólica, com neces...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Silva Júnior,Geraldo Bezerra da (author)
Other Authors: Barbosa,Orivaldo Alves (author), Barros,Roseanne de Moura (author), Carvalho,Priscila dos Reis (author), Mendoza,Talita Rodrigues de (author), Barreto,Dulce Maria Sousa (author), Barboza,Célio Araújo (author), Guimarães,Antônio Augusto Carvalho (author), Daher,Elizabeth de Francesco (author)
Format: report
Language:por
Published: 2010
Subjects:
Online Access:http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86822010000400031
Country:Brazil
Oai:oai:scielo:S0037-86822010000400031
Description
Summary:O envolvimento renal na hanseníase é diverso, incluindo glomerulonefrites, amiloidose e nefrite túbulo-intersticial. Um homem de 58 anos foi admitido com edema de membros inferiores e dispnéia. Na admissão, havia retenção de escórias nitrogenadas, anemia, hipercalemia e acidose metabólica, com necessidade de hemodiálise. Referia história de hanseníase virchoviana. Foi realizada biopsia renal, compatível com amiloidose. O paciente evoluiu estável, sem recuperação da função renal, permanecendo em tratamento hemodialítico. A hanseníase deve ser investigada em todo paciente com perda de função renal, sobretudo naqueles que apresentam lesões cutâneas ou outras manifestações sugestivas de hanseníase.