Alterações morfológicas da glândula supra-renal na síndrome da imunodeficiência adquirida

Na síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) pode-se verificar o acometimento da supra-renal por efeito citopático direto pelo HIV, por infecções oportunistas ou neoplasias. Estes achados poderiam variar de acordo com a procedência do paciente, devido às doenças peculiares à região. Neste trabal...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Répele,Cibele Alvarenga (author)
Outros Autores: Spadaro,Fernanda (author), Reis,Marlene Antônia dos (author), Rodrigues,Denise Bertulucci Rocha (author), Ferraz,Mara Lúcia da Fonseca (author), Teixeira,Vicente de Paula Antunes (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 1998
Assuntos:
Texto completo:http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86821998000300002
País:Brasil
Oai:oai:scielo:S0037-86821998000300002
Descrição
Resumo:Na síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) pode-se verificar o acometimento da supra-renal por efeito citopático direto pelo HIV, por infecções oportunistas ou neoplasias. Estes achados poderiam variar de acordo com a procedência do paciente, devido às doenças peculiares à região. Neste trabalho avaliou-se o comprometimento da supra-renal em quatorze pacientes que morreram de AIDS no Hospital Escola, em Uberaba. Treze eram do sexo masculino e treze brancos. A idade foi de 29,9 ± 7,8 anos e o índice de massa corporal foi de 19 ± 4,1kg/m2. Os fragmentos de supra-renal obtidos nas necropsias foram analisados em microscópio de luz. Encontramos inflamação em 100% dos casos, identificando-se o agente etiológico em oito (58,1%) casos. O Citomegalovírus foi identificado em sete casos, o Cryptococcus sp e o Herpes simplex em dois e o Histoplasma sp em um caso, estes achados são semelhantes aos da literatura. Em um caso, encontramos calcificação do parênquima e em outro, flebite da veia central. Em alguns casos que apresentavam lesão não foi possível identificar o agente etiológico, talvez em decorrência do efeito citopático direto pelo HIV ou devido a toxicidade das drogas utilizadas no tratamento da AIDS e das infecções oportunistas.