Subcutaneoous phaeohyphomycosis by Exophiala jeanselmei in a cardiac transplant recipient

Este trabalho relata um caso de feohifomicose subcutânea causado por Exophiala jeanselmei em um paciente que havia recebido transplante de coração e mantinha terapia com micofenolato mofetil, tracolimus e prednisone. As lesões tiveram início após trauma na perna inferior direita que evoluíram produz...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Maria do Rosário R. (author)
Outros Autores: Fernandes, Orionalda de F.L. (author), Costa, Carolina R. (author), Chaul, Aiçar (author), Morgado, Luciano F. (author), Fleury-Júnior, Luis Fernando (author), Costa, Maurício B. (author)
Formato: article
Idioma:eng
Publicado em: 2005
Assuntos:
Texto completo:https://www.revistas.usp.br/rimtsp/article/view/30884
País:Brasil
Oai:oai:revistas.usp.br:article/30884
Descrição
Resumo:Este trabalho relata um caso de feohifomicose subcutânea causado por Exophiala jeanselmei em um paciente que havia recebido transplante de coração e mantinha terapia com micofenolato mofetil, tracolimus e prednisone. As lesões tiveram início após trauma na perna inferior direita que evoluíram produzindo múltiplos nódulos e úlceras. Diagnóstico foi realizado através de avaliação histológica e de características macroscópicas e microscópicas da cultura das lesões da pele. O paciente fez uso de itraconazol em concentração de 200 mg/dia durante três meses, não se observando no entanto, melhora das lesões. Após este período, o paciente foi tratado com anfotericina B a uma concentração de 0,5 mg/Kg/dia totalizando 3,8 g. Após quatro meses de tratamento as lesões mostraram melhora evidente, verificando-se fechamento das fístulas e cicatrização das lesões.