Importância do farmacêutico na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

A infecção hospitalar é um importante problema de saúde pública que é responsável por elevados números de complicações dos pacientes hospitalizados. Diante disso, surge a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que está voltada à prevenção e ao controle da infecção no ambiente hospitalar...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: da Silva, Paulo Fernando (author)
Other Authors: Machado Barbosa, Francisco Eduardo (author), da Costa Alves, Maria Valdiana (author), Braga Rolim Vieira, Renata (author), Vitoriano de Sousa Roberto, Sara (author)
Format: article
Language:por
Published: 2021
Subjects:
Online Access:https://doi.org/10.18378/rebes.v11i1.8328
Country:Brazil
Oai:oai:ojs.gvaa.com.br:article/8328
Description
Summary:A infecção hospitalar é um importante problema de saúde pública que é responsável por elevados números de complicações dos pacientes hospitalizados. Diante disso, surge a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que está voltada à prevenção e ao controle da infecção no ambiente hospitalar, sendo que ela possui o objetivo de prevenir e combater a infecção hospitalar. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo verificar a importância do farmacêutico na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Revisão integrativa da literatura, descritiva, com abordagem qualitativa. Foi possível verificar que o farmacêutico possui papel importante na CCIH, pois desenvolve ações estratégicas como criação de rotinas para a dispensação de medicamentos, a seleção e padronização de antibióticos e ainda a promoção racional do uso de medicamentos. Desse modo, o farmacêutico destaca-se como um profissional importante e deveras atuante no funcionamento da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.