TENDÊNCIAS DOS ESTUDOS SOBRE QUESTÃO AGRÁRIA A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES DA REVISTA NERA

A Revista NERA surgiu em 1998 no contexto de criação do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA), vinculado ao Departamento de Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente, e do Banco de Dados da Luta pela Terra (DATALUTA), projeto de pe...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Origuéla, Camila Ferracini (author)
Other Authors: Coca, Estevan Leopoldo de Freitas (author), Izá Pereira, Lorena (author), Mançano Fernandes, Bernardo (author)
Format: article
Language:por
Published: 2019
Subjects:
Online Access:https://doi.org/10.47946/rnera.v0i50.6817
Country:Brazil
Oai:oai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/6817
Description
Summary:A Revista NERA surgiu em 1998 no contexto de criação do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA), vinculado ao Departamento de Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente, e do Banco de Dados da Luta pela Terra (DATALUTA), projeto de pesquisa e extensão que sistematiza dados sobre a questão agrária brasileira. Passados vinte e um anos, a Revista NERA publica em 2019 a sua quinquagésima edição. Para comemorar tal feito, o artigo tem como objetivo analisar as tendências dos estudos sobre a questão agrária a partir dos artigos publicados pela revista. Para isso, um banco de dados com as informações desses artigos foi organizado. Pode-se afirmar que a tendência que estuda a (re)criação, resistência e autonomia do campesinato é a que mais se destaca nos artigos publicados pela Revista. Dentre as temáticas, destacam-se os estudos sobre o avanço do agronegócio no campo, assim como as lutas camponesas por terra, água, reforma agrária, agroecologia e políticas públicas.