PROPENSÃO À COLABORAÇÃO DA INDÚSTRIA NO CEARÁ: UMA ANÁLISE ENTRE A OFERTA E A DEMANDA DE TECNOLOGIAS

O objetivo da pesquisa foi identificar a propensão para colaboração entre ofertantes e demandantes de tecnologia na Indústria 4.0 do Ceará. Para isso, foi realizado uma survey aplicada nos ofertantes de tecnologia que buscou compreender a tecnologia da instituição, bem como a sua aplicação e a sua p...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Buarque, Brenno (author)
Other Authors: Sobreira, Michelle do Carmo (author), Câmara, Samuel Façanha (author), Lopes Junior, Elias Pereira (author), Melo Filho, José Iran Batista de (author)
Format: article
Language:por
Published: 2020
Subjects:
Online Access:https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2020v20n56p6-24
Country:Brazil
Oai:oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/24174
Description
Summary:O objetivo da pesquisa foi identificar a propensão para colaboração entre ofertantes e demandantes de tecnologia na Indústria 4.0 do Ceará. Para isso, foi realizado uma survey aplicada nos ofertantes de tecnologia que buscou compreender a tecnologia da instituição, bem como a sua aplicação e a sua proposta de valor para o setor industrial. As questões objetivas visavam medir o nível de maturidade da tecnologia, e também levantar a disposição em colaborar com uma empresa interessada em investir na tecnologia para desenvolvê-la. No caso da demanda, buscou-se levantar de um a dois problemas ou oportunidades existentes na empresa que pudessem ser solucionados por meio do desenvolvimento de uma tecnologia, os quais o respondente deveria descrever e apontar o nível de gravidade, urgência e tendência dos problemas ou oportunidades. Foi possível identificar que a maioria dos ofertantes já possuem produto pronto para o mercado, enquanto os demandantes têm maior necessidade justamente por esses produtos prontos. Seguido dos produtos acabados, a pesquisa demonstrou que as indústrias também possuem muito interesse em colaborar no desenvolvimento de tecnologias que ainda estão em fase de pesquisa, retratando que parte dos seus problemas não serão resolvidos com um produto padrão e deve ser individualizado.