Complicações micro e macrovasculares em pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2 em atendimento ambulatorial

Objetivo: analisar os fatores relacionados às complicações micro e macrovasculares em pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2. Métodos: pesquisa documental, com 134 prontuários de pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2. Realizada análise estatística bivariada (Qui-quadrado de Pearson e teste de Fisher),...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Almeida, Valéria Cristina Delfino de (author)
Outros Autores: Araújo, Samila Torquato (author), Negreiros, Francisca Diana da Silva (author), Aguiar, Maria Isis Freire de (author), Moreira, Tatiana Rebouças (author), Crispim, Ana Paula Plácido (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2018
Assuntos:
Texto completo:http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/31092
País:Brasil
Oai:oai:periodicos.ufc:article/31092
Descrição
Resumo:Objetivo: analisar os fatores relacionados às complicações micro e macrovasculares em pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2. Métodos: pesquisa documental, com 134 prontuários de pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2. Realizada análise estatística bivariada (Qui-quadrado de Pearson e teste de Fisher), com significância estatística se p<0,05. Resultados: a frequência de complicações microvasculares foi 50,7%, sendo a retinopatia a mais encontrada (61,7%). Houve associação estatística entre o grupo com mais de 10 anos de doença e a presença de retinopatia. A cardiopatia foi uma das complicações macrovasculares mais frequentes (69,0%). Quanto à utilização de insulinoterapia em monoterapia, houve significância na presença de nefropatia e doença vascular. Conclusão: resultados com significância estatística relacionaram o surgimento de complicações com o tempo de doença, destacando-se a presença de retinopatia diabética. Verificou-se que quanto menor a escolaridade, maior é o surgimento da doença vascular.