Conhecimento e prática de acadêmicos de enfermagem sobre cuidados com portadores de feridas

O presente estudo teve como objetivo identificar o conhecimento, a prática e fontes de informações de graduandos de enfermagem sobre o cuidado a portadores de feridas. Trata-se de estudo quantitativo com delineamento descritivo-exploratório realizado com 68 graduandos de enfermagem do 9º período de...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Ferreira, Adriano Menis (author)
Other Authors: Rigotti, Marcelo Alessandro (author), Pena, Silvana Barbosa (author), Paula, Dioner da Silva (author), Ramos, Iara Barbosa (author), Sasaki, Vanessa Damiana Menis (author)
Format: article
Language:por
Published: 2014
Online Access:https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2124
Country:Brazil
Oai:oai:repositorio.ufms.br:123456789/2124
Description
Summary:O presente estudo teve como objetivo identificar o conhecimento, a prática e fontes de informações de graduandos de enfermagem sobre o cuidado a portadores de feridas. Trata-se de estudo quantitativo com delineamento descritivo-exploratório realizado com 68 graduandos de enfermagem do 9º período de uma Universidade Pública do estado de Mato Grosso do Sul. A coleta foi realizada com duas turmas nos anos de 2008 e 2009. Os dados foram coletados por um questionário adaptado e validado. Somente 6 (54,5%) itens alcançaram acertos acima de 50%. Desses, 4 (36,3%) não chegaram a 70% de acertos. Apenas 2 (11,1%) itens foram respondidos corretamente por todos os acadêmicos. Constatou-se que a maioria dos acadêmicos não utiliza fontes de informações para atualização sobre o assunto. Os resultados demonstraram que o nível de conhecimento sobre o cuidado a portadores de feridas é baixo e, portanto, investimentos no ensino de graduação do referido curso são necessários.