MORTALIDADE POR AFOGAMENTO EM CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS NO BRASIL: 2001 A 2010

Anualmente, 400 mil pessoas morrem por afogamento no mundo, sendo as crianças abaixo de 5 anos as maiores vítimas. Este estudo objetivou descrever o perfil das crianças menores de 5 anos vítimas de afogamento no Brasil no período de 2001 a 2010. Foram realizadas análises descritivas e cruzamentos de...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Nogueira, Cyntia de Medeiros (author)
Other Authors: Galvão, Pauliana Valéria Machado (author), Campello Santos, Raphaella Abreu Carneiro (author), Amaral Fragoso, Bárbara Raquel Timóteo do (author), Laureano Filho, José Rodrigues (author), Souza, Eliane Helena Alvim de (author)
Format: article
Language:por
Published: 2017
Subjects:
Online Access:https://doi.org/10.22278/2318-2660.2016.v40.n3.a1701
Country:Brazil
Oai:oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1701
Description
Summary:Anualmente, 400 mil pessoas morrem por afogamento no mundo, sendo as crianças abaixo de 5 anos as maiores vítimas. Este estudo objetivou descrever o perfil das crianças menores de 5 anos vítimas de afogamento no Brasil no período de 2001 a 2010. Foram realizadas análises descritivas e cruzamentos de variáveis. Os dados foram obtidos nas Declarações de Óbito registradas no Sistema de Informação de Mortalidade. As taxas de mortalidade foram calculadas e padronizadas pelo método direto. Os resultados apontaram a ocorrência, no período estudado, de 5.603 óbitos, predominantemente no sexo masculino, pardos, com um ano de idade. Houve decréscimo dos casos com o aumento da idade. Os meses com maior ocorrência foram os do verão e a maior e menor casuística para os anos de 2002 e 2010, respectivamente. A maior frequência foi no Nordeste e, quando especificado, em águas naturais. Concluiu-se que uma estratégia voltada para prevenir afogamento deve considerar a maior frequência em crianças de um ano completo, do sexo masculino e pardos, além de ocorrência no verão e na região Nordeste. Palavras-chave: Mortalidade. Afogamento. Epidemiologia descritiva.