Manufatura Aditiva de Aço Inoxidável 316L por Fusão Seletiva a Laser

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a determinação dos parâmetros ótimos do processo de manufatura aditiva de Fusão Seletiva a Laser (FSL) para o aço 316L visando a obtenção de peças com alta densidade, utilizando equipamento fabricado no Brasil. Foi realizada também uma completa caracter...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Montuori,Riccardo Augusto Moreira (author)
Other Authors: Figueira,Gustavo (author), Cataldi,Thiago Pacagnan (author), Alcântara,Nelson Guedes de (author), Bolfarini,Claudemiro (author), Coelho,Reginaldo Teixeira (author), Gargarella,Piter (author)
Format: article
Language:por
Published: 2020
Subjects:
Online Access:http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242020000100223
Country:Brazil
Oai:oai:scielo:S0104-92242020000100223
Description
Summary:Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a determinação dos parâmetros ótimos do processo de manufatura aditiva de Fusão Seletiva a Laser (FSL) para o aço 316L visando a obtenção de peças com alta densidade, utilizando equipamento fabricado no Brasil. Foi realizada também uma completa caracterização estrutural tanto da matéria prima utilizada (pó comercial) quanto das peças mais densas obtidas. As propriedades mecânicas das peças produzidas por FSL também foram avaliadas e comparadas com peça fabricada de forma convencional. Foi observado que a densidade das peças aumenta com o aumento da densidade volumétrica de energia fornecida pelo laser até atingir um patamar de máxima densidade. Um modelo polinomial foi proposto correlacionando a densidade volumétrica de energia utilizada com a densidade final da peça. As peças produzidas por FSL mostraram uma elevada densificação (densidade relativa superior a 99,49%) com uma reduzida porosidade homogeneamente dispersa no material. Uma microestrutura austenítica celular, típica do processo FSL, foi obtida. A dureza e a microestrutura das peças se mostrou constante ao longo do comprimento das mesmas e os resultados obtidos em ensaio de compressão mostraram que as peças obtidas por FSL possuem uma resistência mecânica e ductilidade próximas às observadas para amostra fabricada de forma convencional.