Otimização dos custos de energia elétrica na programação da captação, armazenamento e distribuição de água

Resumo O problema abordado neste trabalho consiste na redução dos custos de energia elétrica necessária para o funcionamento de bombas hidráulicas, que são utilizadas para captar água de poços artesianos ou estações de tratamento de água para abastecer reservatórios distribuídos por bairros de uma c...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Soler,Edilaine Martins (author)
Outros Autores: Toledo,Franklina Maria Bragion de (author), Santos,Maristela Oliveira dos (author), Arenales,Marcos Nereu (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2016
Assuntos:
Texto completo:http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000200385
País:Brasil
Oai:oai:scielo:S0103-65132016000200385
Descrição
Resumo:Resumo O problema abordado neste trabalho consiste na redução dos custos de energia elétrica necessária para o funcionamento de bombas hidráulicas, que são utilizadas para captar água de poços artesianos ou estações de tratamento de água para abastecer reservatórios distribuídos por bairros de uma cidade. A população é então atendida por força gravitacional. Como o custo da energia elétrica varia ao longo do dia, é necessário um planejamento do funcionamento das bombas. O problema consiste em decidir quando as bombas devem permanecer ligadas e quando deve haver transferência de água entre os reservatórios para que a demanda de cada reservatório seja atendida, minimizando os custos com energia elétrica. Este problema é modelado como um problema de programação linear inteira, e uma solução heurística é proposta. Experimentos computacionais mostram a eficiência da heurística e como a abordagem pode ser utilizada para analisar o impacto de alterações na infraestrutura do sistema de abastecimento.