Trabalho de casa, tarefas escolares, auto-regulação e envolvimento parental

Urge entender o Trabalho de Casa (TPC) como processo complexo para o qual conflui um vasto leque de factores impactantes. Neste relato analisam-se as relações entre os perfis de atitudes e comportamentos diante do TPC de Inglês e o nível instrutivo dos pais, a auto-eficácia percebida nessa disciplin...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Rosário,Pedro (author)
Other Authors: Mourão,Rosa (author), Soares,Serafim (author), Chaleta,Elisa (author), Grácio,Luísa (author), Simões,Fátima (author), Núñez,José Carlos (author), Gonzalez-Pienda,Júlio A. (author)
Format: article
Language:por
Published: 2005
Subjects:
Online Access:http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000300002
Country:Brazil
Oai:oai:scielo:S1413-73722005000300002
Description
Summary:Urge entender o Trabalho de Casa (TPC) como processo complexo para o qual conflui um vasto leque de factores impactantes. Neste relato analisam-se as relações entre os perfis de atitudes e comportamentos diante do TPC de Inglês e o nível instrutivo dos pais, a auto-eficácia percebida nessa disciplina bem como a correlação entre tais perfis de TPC e os perfis auto-regulatórios, em face do estudo. A amostra tomada é composta de 3929 alunos. O nível instrutivo dos pais associa-se positiva e significativamente aos perfis de atitudes e comportamentos de TPC. As atitudes e comportamentos de TPC correlacionam-se, positiva e significativamente, com os perfis auto-regulatórios, diante do estudo. Alunos que se percepcionam como mais auto-eficazes registam melhores perfis de atitudes e comportamentos de TPC. Os resultados sugerem a necessidade de os diferentes parceiros do sistema educativo analisarem e promoverem activamente os processos auto-regulatórios envolvidos no ensino-aprendizagem em geral e no TPC em particular.