CYBERBULLYING: MOTIVOS DA AGRESSÃO NA PERSPETIVA DE JOVENS PORTUGUESES

RESUMO: Este artigo apresenta parte do estudo do projeto Cyberbullying - um diagnóstico da situação em Portugal *, no qual foi aplicado um questionário a 3.525 adolescentes do 6º, 8º e 11º níveis de escolaridade para compreender a incidência do fenómeno e analisar os processos associados, nomeadamen...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Caetano,Ana Paula (author)
Outros Autores: Amado,João (author), Martins,Maria José D. (author), Simão,Ana Margarida Veiga (author), Freire,Isabel (author), Pessôa,Maria Teresa Ribeiro (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2017
Assuntos:
Texto completo:http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000401017
País:Brasil
Oai:oai:scielo:S0101-73302017000401017
Descrição
Resumo:RESUMO: Este artigo apresenta parte do estudo do projeto Cyberbullying - um diagnóstico da situação em Portugal *, no qual foi aplicado um questionário a 3.525 adolescentes do 6º, 8º e 11º níveis de escolaridade para compreender a incidência do fenómeno e analisar os processos associados, nomeadamente os motivos percecionados, objeto específico deste trabalho. Os motivos mais invocados pelos que desempenham o papel de agressor são hedonistas relacionados com brincadeira, diversão e fuga ao tédio, bem como motivos de afiliação e reativos. Os que se identificam como vítimas, por sua vez, atribuem aos seus agressores motivos de afiliação, hedonistas e de poder, com ênfase particular, por ordem decrescente, para a inveja, a diversão, a imaturidade, o ciúme, a falta de respeito, a ausência de afeto e os sentimentos de superioridade.