Produtos alternativos na proteção da videira contra o míldio

O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de produtos alternativos na proteção da videira (Vitis vinifera) contra o míldio (Plasmopara viticola), bem como determinar a influência desses produtos na qualidade dos frutos da cultivar Merlot. Para o controle da doença, foram utilizados produtos...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pereira,Vanessa Foresti (author)
Outros Autores: Resende,Mário Lúcio Vilela de (author), Monteiro,Ana Cristina Andrade (author), Ribeiro Júnior,Pedro Martins (author), Regina,Murillo de Albuquerque (author), Medeiros,Fernanda Carvalho Lopes (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2010
Assuntos:
Texto completo:http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-204X2010000100004
País:Brasil
Oai:oai:scielo:S0100-204X2010000100004
Descrição
Resumo:O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de produtos alternativos na proteção da videira (Vitis vinifera) contra o míldio (Plasmopara viticola), bem como determinar a influência desses produtos na qualidade dos frutos da cultivar Merlot. Para o controle da doença, foram utilizados produtos à base de extratos vegetais, manano-oligossacarídeos fosforilados, fosfitos e acibenzolar-S-metil, além de fungicidas tradicionais. A intensidade do míldio em folhas e cachos, a produtividade, o número total de cachos por parcela, o peso médio do cacho e baga e as características analíticas do mosto foram avaliados nas safras de 2007/2008 e 2008/2009. Os fosfitos proporcionaram proteção contra o míldio da videira, com produtividade semelhante à do tratamento com fungicidas tradicionais. Os tratamentos baseados em manano-oligossacarídeos fosforilados, acibenzolar-S-metil e extratos vegetais não apresentaram controle eficiente do míldio. Os produtos alternativos testados não influenciam a qualidade analítica dos frutos, mas proporcionam, em geral, peso médio de cachos e de bagas menor que o do tratamento com fungicidas.