Acurácia e calibração de uma sonda de capacitância em um neossolo quartzarênico cultivado com caju

A umidade do solo determinada à base de peso ou volume é um método destrutivo e não pode ser automatizado. Nesse contexto, objetivou-se avaliar a acurácia de uma sonda de capacitância (modelo Diviner 2000®) para medição da umidade em profundidade em um Neossolo Quartizarênico Órtico êutrico cultivad...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Ramos, Fabricio Tomaz (author)
Other Authors: Pivetta, Fernando (author), Matos, Victor Arlindo Taveira de (author), Seixas, Guilherme de Barros (author), Campelo Júnior, José Holanda (author)
Format: article
Language:por
Published: 2014
Subjects:
Online Access:https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/21874
Country:Brazil
Oai:oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21874
Description
Summary:A umidade do solo determinada à base de peso ou volume é um método destrutivo e não pode ser automatizado. Nesse contexto, objetivou-se avaliar a acurácia de uma sonda de capacitância (modelo Diviner 2000®) para medição da umidade em profundidade em um Neossolo Quartizarênico Órtico êutrico cultivado com caju. Para isso, a sonda foi calibrada com base na umidade volumétrica a cada 0,1 m até 0,3 m de profundidade. Verificou-se que: (i) a equação de calibração explicou significativamente 70% da umidade do solo, no intervalo mínimo e máximo de 0,0294 a 0,2418 m3 m-3, respectivamente; (ii) com base nos resultados do índice de concordância de Willmott (0,7817), do índice de desempenho de Camargo-Sentelhas (0,6557) a sonda substituiu "medianamente" a umidade real do solo, provavelmente devido as limitações verificadas no solo do presente trabalho, e do ponto de vista de economia de água aplicada via irrigação não é adequado, pois considerando a média da porosidade total do solo de 0,3533 m3 m-3 obteve-se variação de 7 m3 m-3 pelo teste de Bland-Altman, que representa 19,86% do total de poros, valor acima dos 5% de erro comum usado em experimentos agronômicos.