O papel dos avós nos cuidados com a educação e a saúde das crianças.

A relação entre avós e netos é plena de aprendizados. Principalmente no caso dos avós que são responsáveis pelos cuidados de seus netos, os vínculos se constituem em meio a situações de tensão e de apoio familiar. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar como os agentes de saúde, os profes...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Coutrim, Rosa Maria da Exaltação (author)
Outros Autores: Figueiredo, Adriana Maria de (author), Oliveira Júnior, José Antonio de (author), Resende, Armanda (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Texto completo:http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11083
País:Brasil
Oai:oai:localhost:123456789/11083
Descrição
Resumo:A relação entre avós e netos é plena de aprendizados. Principalmente no caso dos avós que são responsáveis pelos cuidados de seus netos, os vínculos se constituem em meio a situações de tensão e de apoio familiar. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar como os agentes de saúde, os professores e os próprios avós percebem a educação dada pelos avós aos netos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em um pequeno distrito de Minas Gerais. Foram entrevistadas 7 avós que cuidam dos netos diariamente, aplicados questionários a 12 professoras e especialistas na escola e realizado um grupo focal com profissionais de saúde do distrito. Os resultados demonstram que os avós cuidadores oferecem afetividade e segurança aos netos. Isso é reconhecido pelos profissionais da escola e da Unidade de Saúde, que percebem a importância dos avós como agentes na promoção da saúde e do bom desempenho escolar das crianças.