Ressonância magnética da próstata: uma visão geral para o radiologista

O adenocarcinoma prostático é o segundo tumor em incidência e mortalidade dentre as neoplasias malignas masculinas. Para adequada programação terapêutica é importante a distinção entre tumores confinados à próstata e aqueles com extensão extraprostática. Diferentes estudos têm demonstrado que a ress...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Baroni,Ronaldo Hueb (author)
Other Authors: Novis,Maria Ines (author), Caiado,Ângela Hissae Motoyama (author), Cerri,Luciana Mendes de Oliveira (author), Leite,Claudia da Costa (author), Cerri,Giovanni Guido (author)
Format: article
Language:por
Published: 2009
Subjects:
Online Access:http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842009000300012
Country:Brazil
Oai:oai:scielo:S0100-39842009000300012
Description
Summary:O adenocarcinoma prostático é o segundo tumor em incidência e mortalidade dentre as neoplasias malignas masculinas. Para adequada programação terapêutica é importante a distinção entre tumores confinados à próstata e aqueles com extensão extraprostática. Diferentes estudos têm demonstrado que a ressonância magnética da próstata com bobina endorretal auxilia no estadiamento local destes pacientes. Este artigo apresenta informações sobre a anatomia prostática, o aspecto tumoral à ressonância magnética, sinais de extensão tumoral extraprostática e invasão de vesículas seminais, sugestões de protocolo, princípios gerais e importância da espectroscopia de prótons, do estudo perfusional e da difusão, indicações da ressonância magnética na investigação de recidiva pós-operatória e pós-radioterapia, seu papel na detecção de lesões suspeitas em pacientes com suspeita clínico-laboratorial de adenocarcinoma prostático, além de apresentar os diagnósticos diferenciais e limitações do método.