Utilização do resíduo de caulim em blocos de vedação

O caulim é uma argila com um grande número de aplicações industriais, no entanto sua produção gera uma enorme quantidade de resíduos. Assim, esse trabalho tem, por objetivo, estimar o volume de resíduo da produção de caulim acumulado na região produtora do Estado da Paraíba e analisar sua viabilidad...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rezende,Maria Luiza de S. (author)
Outros Autores: Menezes,Romualdo R. (author), Neves,Gelmires de Araújo (author), Nascimento,José Wallace B. (author), Leal,Antonio Farias (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2008
Assuntos:
Texto completo:http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672008000300004
País:Brasil
Oai:oai:scielo:S0370-44672008000300004
Descrição
Resumo:O caulim é uma argila com um grande número de aplicações industriais, no entanto sua produção gera uma enorme quantidade de resíduos. Assim, esse trabalho tem, por objetivo, estimar o volume de resíduo da produção de caulim acumulado na região produtora do Estado da Paraíba e analisar sua viabilidade como matéria-prima alternativa para a produção de blocos de alvenaria de vedação. O resíduo da produção do caulim foi classificado segundo sua periculosidade ambiental e, em seguida, caracterizado através da determinação de sua composição química e características físicas. A quantidade de resíduo acumulado foi estimada com base em imagens de satélite. Em seguida, blocos de vedação cimento-areia foram preparados substituindo parte da areia pelo resíduo. Determinaram-se a resistência à compressão simples dos blocos de vedação e a sua absorção de água. Com base nos resultados, pode-se concluir que o resíduo de caulim é classificado como não perigoso e não inerte, que o volume estimado de resíduo supera 2,6 milhões de toneladas e que os blocos confeccionados com o resíduo, com substituição em até 70% de areia, são adequados para alvenaria de vedação.