Efeito da aplicação de vibração mecânica sobre a impulsão vertical

Vários estudos apontam que o treinamento com vibrações pode contribuir no desenvolvimento da força muscular e do desempenho esportivo. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito da vibração mecânica aplicada na direção da resultante das forças musculares sobre a impulsão vertical. A amostra foi...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Couto,Bruno Pena (author)
Outros Autores: Costa,Guilherme Augusto Silva da (author), Barbosa,Marcos Pinotti (author), Chagas,Mauro Heleno (author), Szmuchrowski,Leszek Antoni (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2012
Assuntos:
Texto completo:http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742012000300001
País:Brasil
Oai:oai:scielo:S1980-65742012000300001
Descrição
Resumo:Vários estudos apontam que o treinamento com vibrações pode contribuir no desenvolvimento da força muscular e do desempenho esportivo. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito da vibração mecânica aplicada na direção da resultante das forças musculares sobre a impulsão vertical. A amostra foi composta por 18 voluntários que realizaram o teste de salto vertical antes e após 20 segundos de vibração mecânica, 20 Hz de frequência e 6 mm de amplitude, aplicada na direção da resultante das forças musculares. Os mesmos voluntários foram utilizados como controle e, para isto, realizaram pré e pós-teste sem treinamento com vibração. Houve um aumento significativo de 8,5% na altura de salto vertical após o treinamento com vibração. O procedimento controle não gerou alterações significativas. Estes resultados sugerem que a aplicação de vibração mecânica na direção da resultante das forças musculares de membros inferiores foi capaz de gerar aumentos agudos na impulsão vertical.