Mucoadhesive drug delivery systems

O efeito de fármacos pode ser potencializado através do desenvolvimento de novos sistemas de liberação como os sistemas mucoadesivos. Estes sistemas permanecem em contato íntimo com o tecido de absorção, as mucosas, liberando o fármaco no local de ação, com o consequente aumento da biodisponibilidad...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Carvalho, Flávia Chiva (author)
Outros Autores: Bruschi, Marcos Luciano (author), Evangelista, Raul Cesar (author), Gremião, Maria Palmira Daflon (author)
Formato: article
Idioma:eng
Publicado em: 2010
Assuntos:
Texto completo:https://doi.org/10.1590/S1984-82502010000100002
País:Brasil
Oai:oai:revistas.usp.br:article/10749
Descrição
Resumo:O efeito de fármacos pode ser potencializado através do desenvolvimento de novos sistemas de liberação como os sistemas mucoadesivos. Estes sistemas permanecem em contato íntimo com o tecido de absorção, as mucosas, liberando o fármaco no local de ação, com o consequente aumento da biodisponibilidade, podendo promover efeitos locais e sistêmicos. A mucoadesão, atualmente, é explicada por seis teorias, a eletrônica, da adsorção, da molhabilidade, da difusão, da fratura e a mecânica. Para estudar seus mecanismos e quantificá-la, são propostas várias metodologias in vitro e in vivo. Porém, a mucoadesão ainda não é totalmente compreendida. Esse trabalho tem por objetivo revisar os mecanismos e as teorias envolvidas na mucoadesão, além de descrever as metodologias e os polímeros mais utilizados em sistemas mucoadesivos para liberação de fármacos.