Posicionamiento angular del atacante en relación al defensor en los futbolistas

O presente estudo objetivou analisar as amplitudes angulares do atacante em relação ao defensor ao longo da série temporal de prática, tentando verificar se tal parâmetro contribui para a quebra da estabilidade da díade atacante-defensor. Participaram 11 futebolistas (17,91 ± 1,04 anos de idade) com...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Clemente, Filipe Manuel (author)
Outros Autores: Couceiro, Micael Santos (author), Martins, Fernando Manuel Lourenço (author), Dias, Gonçalo (author), Mendes, Rui Manuel (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2012
Assuntos:
Texto completo:https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000300017
País:Brasil
Oai:oai:revistas.usp.br:article/45921
Descrição
Resumo:O presente estudo objetivou analisar as amplitudes angulares do atacante em relação ao defensor ao longo da série temporal de prática, tentando verificar se tal parâmetro contribui para a quebra da estabilidade da díade atacante-defensor. Participaram 11 futebolistas (17,91 ± 1,04 anos de idade) com 8,6 ± 1,52 de anos de prática. De forma a entender a relação da posição entre o atacante e o defensor, procedeu-se ao cálculo do posicionamento angular entre ambos. Para o efeito, considerou-se o ângulo 0º como sendo o ângulo entre o atacante e o defensor quando estes formam uma linha perpendicular à aresta do campo onde se encontra a baliza estando o defensor mais próximo da mesma. Os resultados indicam uma oscilação regular por parte do atacante no sentido de procurar desequilibrar o oponente sendo que, através dessa ação-reação o atacante procura encontrar novas soluções que resultem da exploração do meio e do adversário.