Desempenho de crianças pré-termo com muito baixo peso e extremo baixo peso segundo o teste Denver-II

OBJETIVOS: analisar o desempenho de crianças da região metropolitana Belo Horizonte/MG nascidas pré-termo com muito e extremo baixo peso nos itens do teste Denver II. MÉTODOS: as crianças foram selecionadas em um programa de acompanhamento do desenvolvimento de crianças de risco. A amostra incluiu 1...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Magalhães,Lívia de Castro (author)
Outros Autores: Fonseca,Karine Lage (author), Martins,Lílian Diná Teodoro Braga (author), Dornelas,Lílian de Fátima (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2011
Assuntos:
Texto completo:http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292011000400011
País:Brasil
Oai:oai:scielo:S1519-38292011000400011
Descrição
Resumo:OBJETIVOS: analisar o desempenho de crianças da região metropolitana Belo Horizonte/MG nascidas pré-termo com muito e extremo baixo peso nos itens do teste Denver II. MÉTODOS: as crianças foram selecionadas em um programa de acompanhamento do desenvolvimento de crianças de risco. A amostra incluiu 177 crianças, nas quais o Teste de Denver II foi aplicado nas idades corrigidas de 4, 8, 12, 18 e 24 meses. As respostas foram comparadas (χ2) aos dados da amostra normativa do instrumento. RESULTADOS: crianças pré-termo de muito e extremo baixo peso apresentaram desempenho superior no primeiro ano de vida com desvantagem a partir dos 12 meses em relação à amostra normativa do Denver II. O grupo de extremo baixo peso foi o que apresentou pior desempenho. CONCLUSÕES: houve diferenças no padrão de respostas das crianças examinadas em relação à amostra normativa do Denver II, sendo importante fazer mais estudos acerca da validade do teste para a população brasileira.