Calendário agrícola para a cultura do milho em Sinop (MT)

O presente trabalho objetivou determinar um calendário agrícola para a cultura do milho, na microrregião de Sinop (MT), avaliando-se as seguintes variáveis: precipitação pluviométrica, temperatura do ar e evapotranspiração. Com base nas exigências térmicas de híbrido precoce, foi utilizado o método...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Garcia Garcia,Rodrigo (author)
Outros Autores: Dallacort,Rivanildo (author), Krause,Willian (author), Serigatto,Edenir Maria (author), Faria Júnior,Cleonir Andrade (author)
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: 2013
Assuntos:
Texto completo:http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-40632013000200014
País:Brasil
Oai:oai:scielo:S1983-40632013000200014
Descrição
Resumo:O presente trabalho objetivou determinar um calendário agrícola para a cultura do milho, na microrregião de Sinop (MT), avaliando-se as seguintes variáveis: precipitação pluviométrica, temperatura do ar e evapotranspiração. Com base nas exigências térmicas de híbrido precoce, foi utilizado o método da soma térmica ou graus-dia, para definir a ocorrência dos estádios fenológicos, levando-se em consideração a temperatura superior (30ºC) e inferior (10ºC). A estação de crescimento foi determinada com base na variação dos totais médios decendiais da precipitação pluvial e evapotranspiração de referência, para a localidade. Para o estabelecimento do calendário, foram observadas as exigências térmicas necessárias para completar as fases fenológicas, a distribuição de precipitação pluvial durante estas fases e a probabilidade de ocorrência de, pelo menos, cinco dias secos, nos decêndios. A melhor época para a semeadura foi observada entre o 30º e 32º decêndios, no final de outubro e início de novembro.