Endometriose pleural: achados na ressonância magnética

A endometriose é uma doença ginecológica benigna associada à dor pélvica e infertilidade que afeta principalmente mulheres em idade reprodutiva. A endometriose torácica afeta o parênquima pulmonar ou a pleura. Relatamos os casos de duas pacientes com endometriose pleural que apresentaram pneumotórax...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Marchiori,Edson (author)
Other Authors: Zanetti,Gláucia (author), Rodrigues,Rosana Souza (author), Souza,Luciana Soares (author), Souza Jr,Arthur Soares (author), Francisco,Flávia Angélica Ferreira (author), Hochhegger,Bruno (author)
Format: report
Language:por
Published: 2012
Subjects:
Online Access:http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132012000600017
Country:Brazil
Oai:oai:scielo:S1806-37132012000600017
Description
Summary:A endometriose é uma doença ginecológica benigna associada à dor pélvica e infertilidade que afeta principalmente mulheres em idade reprodutiva. A endometriose torácica afeta o parênquima pulmonar ou a pleura. Relatamos os casos de duas pacientes com endometriose pleural que apresentaram pneumotórax recorrente. Em ambos os casos, a ressonância magnética de tórax mostrou hidropneumotórax à direita e nódulos redondos, bem definidos, na superfície pleural à direita. A ressonância magnética é uma boa opção para a caracterização dos nódulos de endometriose pleural e de derrame pleural hemorrágico.