Microbiological quality of water from public drinking fountains in northwestern São Paulo, Brazil

Objetivo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade microbiológica da água, a manutenção e estrutura física de bebedouros públicos localizados no município de Araçatuba - SP. Métodos: Para avaliar a presença ou ausência de Escherichia coli e coliformes totais na água de consumo, 41 am...

ver descrição completa

Detalhes bibliográficos
Autor principal: Romualdo da Silva, Débora Regina (author)
Outros Autores: de Almeida, Alessandra Alcantara (author), Michelin, Aparecida de Fátima (author), Bronharo, Teresa Marilene (author), de Souza Hossotani, Camila Michele (author), Ferreira Marta, Bárbara Braga (author)
Formato: article other other other
Idioma:eng
Publicado em: 2021
Assuntos:
Texto completo:https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v9i1.4132.p1-7.2021
País:Brasil
Oai:oai:ojs.unichristus.emnuvens.com.br:article/4132
Descrição
Resumo:Objetivo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade microbiológica da água, a manutenção e estrutura física de bebedouros públicos localizados no município de Araçatuba - SP. Métodos: Para avaliar a presença ou ausência de Escherichia coli e coliformes totais na água de consumo, 41 amostras foram coletadas aleatoriamente. Treze amostras foram coletadas no ano de 2018 e 28 amostras em 2019. Resultados: Todas as amostras coletadas no ano de 2018 não apresentaram coliformes totais e E. coli. Porém, as amostras coletadas no ano de 2019 apresentaram coliformes em 10% (3/28). Todos os bebedouros analisados demonstraram ser inadequados em pelo menos um dos critérios qualitativos considerados. Conclusão: Nossos resultados indicam que são necessários a manutenção periódica dos bebedouros públicos e o monitoramento de sua água, visto que esses parâmetros servem como indicadores da integridade do sistema de distribuição de água potável.