Meninos e meninas apresentam desempenho semelhante em habilidades motoras fundamentais de locomoção e controle de objeto?

Objetivo: comparar as habilidades motoras fundamentais (locomoção e controle de objetos) em relação ao sexo. Método: o Test of Gross Motor Development Second Edition (TGMD-2) foi utilizado para investigar o desempenho motor de 55 meninos e 62 meninas, com idade de 6 e 7 anos da região Sul do Brasil....

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Santayana de Souza, Mariele (author)
Other Authors: Wagner Zanella, Larissa (author), Ribeiro Bandeira, Paulo Felipe (author), Corrêa Ricardo da Silva, Amanda (author), Valentini, Nadia Cristina (author)
Format: article
Language:por
Published: 2014
Subjects:
Online Access:https://doi.org/10.17058/cinergis.v15i4.5386
Country:Brazil
Oai:oai:ojs.online.unisc.br:article/5386
Description
Summary:Objetivo: comparar as habilidades motoras fundamentais (locomoção e controle de objetos) em relação ao sexo. Método: o Test of Gross Motor Development Second Edition (TGMD-2) foi utilizado para investigar o desempenho motor de 55 meninos e 62 meninas, com idade de 6 e 7 anos da região Sul do Brasil. O Teste-t independente foi utilizado para as comparações. Resultados: meninos apresentaram escores no TGMD-2 significativamente superiores do que as meninas (p ≤ 0,001), mais especificamente com melhor desempenho nas habilidades de controle de objeto (p ≤ 0,001). Nas comparações por habilidade identificou-se a superioridade motora dos meninos nas habilidades de corrida (p = 0,024), salto horizontal (p = 0,022), rebatida (p < 0,001), chute (p < 0,001) e arremesso (p < 0,001). Meninas apresentaram melhores resultados somente na habilidade de galope (p = 0,009). Considerações finais: a superioridade de desempenho dos meninos evidência que oportunidades diferenciadas por gênero para prática motora podem estar sendo oferecidas para estas crianças. Nas práticas motoras nas escolas e ou clubes esportivos é essencial incluir todas as crianças sem distinção de gênero para promover a equidade no aprendizado de habilidades motoras.