Sobre
O Projeto “Repositório Científico da CPLP / Portal de Acesso Aberto da CPLP” é um projeto bandeira que resulta de uma deliberação da VI Reunião de Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, realizada em Maputo, a 15 de abril de 2014. Tem como objetivo geral promover, fomentar e impulsionar a edificação de Espaços do Ensino Superior e de Ciência e Tecnologia da CPLP, através da construção do Repositório Científico de língua portuguesa e da interligação dos repositórios científicos nacionais existentes.
O projeto tem uma abrangência comunitária permitindo a utilização do Repositório Científico da CPLP por parte dos Estados membros que ainda não disponham de repositório científico nacional, bem como o apoio à construção de repositórios nacionais.
A execução do projeto, que tem a duração de 4 anos (outubro de 2021 a setembro de 2025), está a cargo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – Polo FCCN, da Universidade do Minho e do Instituto Brasileiro de Informação Científica.
A execução do projeto prevê a implementação de:
- Um Portal agregador dos conteúdos disponibilizados por Portais Nacionais dos Estados membros (exemplos: RCAAP ou OASISBR), por Repositórios institucionais dos Estados membros (Ex: www.portaldoconhecimento.gov.cv) e/ou pela infraestrutura de Repositório Comum da CPLP;
- Um Repositório Comum da CPLP com o objetivo de criar e disponibilizar uma infraestrutura para albergar a produção científica de Estados membros que ainda não tenham implementado uma infraestrutura de repositórios. Para cada Estado membro que o pretenda, será criada o uma comunidade no Repositório Comum da CPLP, com nome, imagem gráfica e outros detalhes de identificação e customização individualizados, de acordo com os requisitos do Estado membro. Cada comunidade poderá recolher e dar acesso aos conteúdos científicos produzidos pelas diversas instituições científicas e académicas nacionais, estando organizado em sub comunidades que correspondem às diferentes instituições participantes (Universidades, Centros de Investigação, etc.); e
- Ações de formação com o objetivo de capacitar gestores de repositórios de forma a promover a implantação e gestão desses sistemas nas instituições produtoras de conhecimento científico. Neste sentido, estão previstas as seguintes ações:
- A criação de um curso de formação de gestores de repositórios digitais de acesso aberto, o qual; Este curso será criado e administrado recorrendo a uma plataforma online para ensino à distância (MOODLE);
- A realização de três Workshops presenciais (um por ano, a partir do segundo ano de implementação do projeto), com o objetivo de reforçar a formação de gestores de repositórios e permitir a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas em contexto prático. Pretende-se que a realização destes Workshops ocorra em diferentes países da CPLP, em estreita parceria com Instituições de Ensino Superior e/ou de Investigação e Desenvolvimento dos Estados membros da CPLP.
Mais informações em www.cplp.org